Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.  Marcos 16:15

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Romaria à Aparecida



Dia 30 de agosto passado a Pastoral dos Surdos realizou sua tradicional Romaria Nacional ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


Contando com a presença de surdos, intérpretes e familiares de vários estados e cidades, além da presença de seminaristas que se dedicam a esta missão (a citar Claudio, da Pequena Missão para Surdos de Campinas/SP), alegramo-nos por reencontrar amigos, conhecer novos membros e, principalmente, por juntos partilharmos a nossa prece de louvor e agradecimento à Virgem Maria pelo auxílio constante à Pastoral dos Surdos.


A programação contou coma abertura realizada por Laerte Tavares, Coordenador da Pastoral dos Surdos Regional Sul 1, e Frei Silvio Mascarenhas, Assessor Eclesiástico. Após a abertura e a apresentação das bandeiras das pastorais presentes, Ir Marta Barbosa, Irmã Calvariana do IST (Instituto Santa Teresinha – Escola para Surdos de São Paulo), proferiu breve palestra focando o Ano Catequético, onde nos presenteou com a necessidade de fazermos a mesma experiência que os discípulos de Emaús fizeram: caminhar no conhecimento das escrituras e, fazendo a experiência eucarística do partir o pão, encontrar Jesus, experimentar Jesus !


A celebração da Santa Missa foi presidida por Frei Silvio Mascarenhas e concelebrada por Padre André, da Diocese de Santo André/SP.


A Romaria teve como fechamento a exibição de um vídeo-documentário sobre a vida de Monsenhor Vicente Burnier, primeiro padre surdo do Brasil e falecido recentemente. O documentário, produzido e cedido pela Missão Mãos que Evangelizam (Comunidade Canção Nova), emocionou a muitos dos presentes, haja visto que a história da Pastoral dos Surdos no Brasil nasceu com o incessante trabalho missionário de Monsenhor Vicente.


Agradecemos à Virgem Maria que nos proporcionou este momento de simplicidade e de graça abundante, e rogamos a ela que continue cuidando de cada Surdo por este imenso Brasil.


No coração de Deus,


Odirlei Faria

Coordenador dos Intérpretes

Regional Sul1

Pastoral dos Surdos

Nenhum comentário:

Postar um comentário